segunda-feira, 2 de junho de 2008

Blog:novas tecnologias,novas possibilidades para a educação.

Licínio Filho

As mudanças tecnológicas ocorridas a partir da segunda metade do século passado tiveram grande impacto sobre a sociedade contemporânea, principalmente no que diz respeito ao mundo do trabalho e à educação. A utilização das novas tecnologias no campo educacional trouxe novas possibilidades, como também novos desafios. Um segmento que vem buscando tirar proveito das novas tecnologias no sentido de proporcionar maior qualidade de seus serviços aos seus usuários é a Educação a Distância.

Conheça espaços virtuais de aprendizagem clicando em

Salas de aula virtuais

Porém, as novas tecnologias não são capazes de otimizar o processo de ensino-aprendizagem por si só. TUSSET (2006) afirma que o uso das novas tecnologias na educação trouxeram novas demandas, como a necessidade de um novo modelo pedagógico, novas metodologias de ensino, profissionais da educação bem preparados e uma nova postura na relação entre educador e educando. Ainda, segundo o mesmo autor, se faz necessário a mudança de paradigmas nas concepções de ensino e aprendizagem que possibilitem um maior envolvimento dos educandos na construção de seu conhecimento através de programas que permitam a experimentação e exploração de ferramentas virtuais e suas interfaces.



Saiba mais sobre EAD, assistindo ao próximo vídeo.


Fonte:You Tube

A utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) também é defendida por BRITO, que identifica a emergência da EAD a partir da utilização destas tecnologias. A aplicação das NTIC na EAD vem possibilitando uma maior interação entre professor-aluno permitindo a mediação através de diversos métodos e técnicas aplicadas por meio de abordagens síncronas ou assíncronas.

Entende-se por abordagem síncrona, aquela em que o professor e o aluno devem estar utilizando o meio em tempo real (simultaneamente) mesmo não estando compartilhando o mesmo ambiente físico. Já a abordagem assíncrona se refere ao processo em que a interação entre professor-aluno pode se dar independente da presença simultânea dos envolvidos, podendo ocorrer em momentos distintos através da utilização de interfaces como fóruns, grupos de discussão, e e-mail. LINS et alli (2006) apontam algumas vantagens na utilização de ferramentas assíncronas, como a “flexibilidade (acesso a qualquer tempo e em qualquer lugar), tempo para refletir (poder pensar e checar referências); contextualização (oportunidade de interagir idéias em discussão com colegas de trabalho); custo/benefício (atividades baseadas em textos não requerem linha de transmissão de alta velocidade e nem computadores robustos para seu processamento).”

Muitos tentam prever o impacto das novas tecnologias sobre as relações humanas.

A esse respeito, assista o vídeo abaixo.



Fonte: You Tube

A interação na EAD não ocorre apenas entre professor-aluno, mas também entre os alunos de forma colaborativa. A utilização dos chamados sistemas de quarta geração (novas tecnologias) têm possibilitado maximizar a interatividade permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades intelectuais, maior envolvimento com as atividades propostas e compartilhamento de informações, além de manterem-se motivados.

O advento da internet possibilitou a utilização do computador como ferramenta de comunicação, mediadora do diálogo entre os atores do processo de educação a distância, permitindo a criação de ambientes virtuais de aprendizagem. Um número cada vez maior de alternativas passam a ser exploradas com o surgimento do ciberespaço.

Entenda como surgiu a internet.


Fonte:You tube

Cada vez mais, cursos virtuais e/ou semi-presenciais são desenvolvidos por um número crescente de organizações e instituições de ensino, que, lançando mão dos mais variados recursos tecnológicos – síncronos e assíncronos - buscam atender às necessidades de seus alunos, como também, garantir-lhes qualidade na aprendizagem.

Outras variáveis devem ser consideradas na elaboração de projetos em EAD, como a formação dos profissionais que irão atuar neste segmento, a gestão de EAD, entre outras. Por ser um tema tão abrangente não farei uma abordagem aprofundada sobre estas questões.

Passarei a descrever minha experiência – recente – com a utilização das novas tecnologias na educação por meio da comunicação mediada por computadores. A aplicação dos recursos tecnológicos objetivando melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem se deu em uma turma do ensino fundamental II (5ª série).

Ao perceber como os alunos desse segmento tinham familiaridade com algumas ferramentas tecnológicas e utilizavam o computador como canal de comunicação (e-mail,msn,orkut,etc.) cogitei a possibilidade de explorar o ciberespaço em minhas práticas docentes. Entre as várias tecnologias possíveis de serem aplicadas optei por aquelas que possibilitassem a interação entre professor-aluno e entre grupos de alunos, como a CMC ( Computer-Mediated communication) e aquelas que permitissem a interação entre alunos e o computador, a CAI ( Computer Assisted Instruction),por permitirem aos alunos o controle sobre o seu tempo de aprendizagem. Essa estratégia me pareceu a mais viável. Por se tratar de alunos do ensino regular presencial, a possibilidade de me interagir com o grupo através de um espaço virtual começou a ser formatada, faltava eleger o meio.

Devido ao meu desconhecimento sobre as novas tecnologias decidi pela ferramenta que fosse menos complexa e que eu pudesse utilizar algumas interfaces sem grandes dificuldades. Várias possibilidades foram cogitadas e por fim escolhi o blog como meio para desenvolver meu projeto.

Nesta proposta busco interagir com os alunos através de hipertextos, explorando as interfaces possíveis de serem aplicadas, assim busco motivar os alunos a pesquisarem, desenvolvo textos curtos e com uma linguagem clara, organizados em pequenos blocos. As atividades propostas permitem que os alunos, de forma lúdica, construam seu conhecimento. Os resultados têm sido animadores, a interatividade vem ganhando força com uma crescente participação dos alunos nos comentários da página.

Você poderá acompanhar meu trabalho, clicando na imagem abaixo.


Sem perder de vista as limitações dos recursos tecnológicos aplicados à educação, entendo-os como importantes canais de aproximação entre professor-aluno e utilizadosdos com suporte pedagógico que possibilite o planejamento de seu uso de forma sistêmica ampliando consideravelmente as possibilidades de aprendizagem.


Nenhum comentário:

OUÇA UMA MATÉRIA SOBRE EAD VIA RÁDIO CBN